Reciclagem

O que é e Como Funciona a Reciclagem

A reciclagem é o processo de reaproveitamento de resíduos, através de sua reinserção no ciclo produtivo, trazendo inúmeros benefícios para a sociedade e para o meio-ambiente.

Tem se tornado comum há algumas décadas nas esferas nacional e internacional a preocupação com os resíduos, devido à expansão da consciência coletiva com relação ao meio ambiente. Assim, a complexidade das atuais demandas ambientais, sociais e econômicas induz a um novo posicionamento dos três níveis de governo, da sociedade civil e da iniciativa privada.

Diante dos impactos causados ao meio ambiente pela ação do ser humano, e da noção da finitude dos recursos naturais, a reciclagem foi uma das alternativas encontradas na busca por um equilíbrio entre captação, produção e consumo. Tem, portanto, o objetivo de harmonizar a relação entre homem e natureza através da utilização consciente e sustentável dos recursos, e do reaproveitamento dos resíduos gerados.

 

Etapas da Reciclagem

Coleta

Caminhões do tipo compactador, com caixa coletora compactadora.

Transporte

Caminhão corretamente adequado para o transporte de resíduos.

Triagem

Quando chegam, os resíduos passam por nossa UTR - Usina de Triagem de Resíduos.

Disposição Final

Após triagem em nossa UTR os resíduos recebem a destinação adequada.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

Por meio da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, qualificou e deu novos rumos à discussão sobre o tema. Após longos vinte e um anos de discussões no Congresso Nacional, marcou o início de uma forte articulação institucional envolvendo os três entes federados – União, Estados e Municípios, o setor produtivo e a sociedade em geral – na busca de soluções para os problemas na gestão resíduos sólidos que comprometem a qualidade de vida dos brasileiros. A aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos A partir de agosto de 2010, baseado no conceito de responsabilidade compartilhada, a sociedade como um todo – cidadãos, governos, setor privado e sociedade civil organizada – passou a ser responsável pela gestão ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

O Papel do Cidadão e a Importância da Reciclagem

Atualmente, o cidadão é responsável não só pela disposição correta dos resíduos que gera, mas também é importante que repense e reveja o seu papel como consumidor; o setor privado, por sua vez, fica responsável pelo gerenciamento ambientalmente correto dos resíduos sólidos, pela sua reincorporação na cadeia produtiva e pelas inovações nos produtos que tragam benefícios socioambientais, sempre que possível. O bom gerenciamento de resíduos sólidos traz reflexos positivos no âmbito social, ambiental e econômico, pois não só tende a diminuir o consumo dos recursos naturais, como proporciona a abertura de novos mercados, gera trabalho, emprego e renda, conduz à inclusão social e diminui os impactos ambientais provocados pela disposição inadequada dos resíduos.

 

A reciclagem tem sua a importância alicerçada em minimizar os impactos negativos causados por ações do homem, ao meio ambiente. Através de sua utilização, é possível reaproveitar matéria-prima que já foi utilizada, diminuindo a extração e consumo dos recursos naturais finitos, redução do consumo de água e energia, além de impactos sociais, contribuindo assim, para a redução da poluição e para a preservação dos recursos naturais.

Reciclar é tornar a usar o que já foi usado – até, em alguns casos, infinitas vezes. Assim, não é preciso tirar da natureza, novamente, aquilo que ela já nos deu. Reciclar é combater o desperdício. É garantir o futuro, copiando a sabedoria da própria natureza.

 

Alguns Clientes

Envie seus dados e um dos nossos especialistas entrará em contato

Loading

Contatos

Av. Doutor Paulo Adolfo Bernard, 372
Bairro Vivendas do Parque
Campo Grande/MS, 79044-140

Tel.: (67) 3387-0021